in ,

Pare de dizer essas 4 coisas no Ambiente de Trabalho

Artigo escrito por Suyanny Viana

A maneira como nos apresentamos no ambiente de trabalho é importante. Não importa se é um ambiente formal ou descontraído, existem comportamentos que devem ser praticados e respeitados.

Se você costuma se comunicar de uma forma mais rigorosa e séria no trabalho, existem algumas alternativas que você pode colocar em prática para humanizar a relação com os colegas: 

1. Ao invés de dizer “Desculpe incomodá-lo”, tente dizer “Eu tenho uma pergunta e espero que você possa me ajudar”.

Muitas vezes é fácil sentir que você está se intrometendo onde não é chamado, principalmente no ambiente de trabalho.

Mas, ao pedir desculpas, você age como se estivesse fazendo algo errado, quando esse simplesmente não é o caso.

Lembre-se de que assim como você, seus colegas estão sendo remunerados para gerar resultados e, desde que vocês estejam alinhados e conscientes dos próprios compromissos e demandas, poderão se ajudar de forma mútua.  

Em vez de se desculpar por ocupar o tempo de um colega de trabalho, tente educadamente dizer como ele pode ajudar você. Esse comportamento vai ajudar você a ser mais confiante. 

2. Troque o “Temos um problema com …”, pelo “Temos um problema e eu acho que podemos resolver desta forma”.

Ninguém gosta de saber que precisa resolver um problema, e um dos principais erros que os funcionários cometem é levar problemas aos seus superiores, sem ter pensado em como eles poderiam ser resolvidos. 

Embora existam alguns problemas sérios o suficiente para garantir o alerta de alguém com mais conhecimento, ao mesmo tempo, há muitos casos em que você deve procurar o seu gerente com uma solução em vez de um problema.

Muitos de nós entramos em pânico quando nos deparamos com um problema, mas vale a pena dedicar um tempo para pensar em possíveis soluções antes de correr para o seu chefe e dar a notícia. 

Ele ficará impressionado se você conseguir elaborar um plano, economizando tempo e preocupação no processo.

3. Evite dizer “Eu posso estar errado, mas …”, tente dizer “Eu acho que …”

Ao admitir que sua ideia pode estar errada, você diminui sua credibilidade e demonstra que não tem confiança nas próprias decisões. 

Compreenda o significado do que você está dizendo. Isso não apenas dará confiança a seus colegas, mas também o ajudará a reformular seu pensamento e entender que o que você está dizendo é valioso e vale a pena.

4. Em vez de dizer “Sim, eu posso fazer isso” (quando você não pode), tente dizer a verdade sem medo. 

Se sentir sobrecarregado no trabalho é algo comum hoje em dia – e pode se tornar um problema sério, como depressão ou fadiga. Se você mal está conseguindo acompanhar a sua própria lista de afazeres, como vai aceitar mais e mais trabalhos sem organizar a sua agenda? 

Converse sobre o assunto de forma educada, seja cordial, mostrando que, embora queira ajudar, você precisa de algumas orientações sobre como ajustar essa nova tarefa à sua carga de trabalho atual. 

Caso contrário, peça conselhos sobre como priorizar o seu trabalho – isso forçará o seu gerente a analisar a carga de trabalho e avaliar qual é a maneira mais eficaz de gerenciar as demandas. 

Suyanny Viana

What do you think?

1538 points
Upvote Downvote

Written by admin

Comments

Deixe uma resposta

Loading…

0

Comments

0 comments

Campanha incentiva a doação de materiais escolares nas aeronaves

Você sabe como é uma ceia de Natal para passageiros de Primeira Classe?