Saúde

5 ALIMENTOS PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

0
O câncer de próstata, de acordo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, é o segundo tipo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Ainda segundo o instituto, 75% dos indivíduos que apresentam essa doença tem mais de 65 anos. Por isso, para a comunidade médica, a chave nessa luta ainda é a prevenção. Pensando nisso, uma dieta balanceada pode ser grande aliada no processo.

A Bio Mundo, franquia de alimentos naturais e saudáveis, entra nessa batalha ao lado dos homens neste novembro azul, e separou algumas dicas para manter o cardápio saudável e ajudar na prevenção do câncer de próstata.

O primeiro passo é sempre consultar um nutricionista, para ter um cardápio personalizado e ideal para seu organismo. Depois, algumas orientações já conhecidas, como mastigação lenta, alimentação de três em três horas e refeições em porções não muito grandes são importantes de serem seguidas.

A prática de exercícios físicos, segundo médicos, é também uma grande aliada na luta contra o câncer de próstata, ainda mais se combinada a uma alimentação saudável. É importante também não deixar de lado as consultas com especialistas, que são cruciais para o acompanhamento da saúde do homem, através de exames como o do toque retal, ultrassonografias e o exame de sangue para medir a porcentagem de PSA (Antígeno prostático específico).

A seguir, a Bio Mundo lista 5 alimentos que podem ser essenciais no combate ao câncer de próstata, além de serem super saborosos e saudáveis. Para receber novas dicas sobre o assunto, é só acessar as redes sociais da Bio Mundo.

1 – Soja

Imagem: bigfatcat por Pixabay

A soja é um alimento super comum e fácil de ser encontrado, tanto em sucos, como em forma de proteína ou in natura. A genisteína, que está presente na sua composição, aumenta a capacidade de autodestruição das células cancerígenas.

2 – Oleaginosas
Imagem: ExplorerBob por Pixabay

Nozes, amêndoas, amendoins, castanhas são alguns dos representantes deste grupo alimentar rico em selênio. Esse sal mineral é antioxidante e ajuda na renovação das células. Além disso, a vitamina E presente nas oleaginosas é responsável pela melhora do funcionamento do sistema imunológico.

3 – Brócolis
Imagem: Eric Chen por Pixabay

Assim como a couve-flor e o espinafre, por exemplo, esse vegetal tem ácido fólico na sua composição, que combate o efeito dos radicais livres nas células. Em excesso, tais substancias podem contribuir para o desenvolvimento de câncer no organismo.

4 – Chá Verde
Imagem: dungthuyvunguyen por Pixabay

Essa bebida tão popular no Japão se consumida na quantidade de cinco xícaras por dia, comprovadamente diminui em 50% a chance do desenvolvimento de câncer de próstata. Isso porque a catequina, substância encontrada em abundância na bebida, além de inibir o crescimento das células cancerígenas, também pode reduzir a quantidade de testosterona presente no corpo – hormônio relacionado ao desenvolvimento do tumor.

5 – Romã
Imagem: megslp por Pixabay

Recentemente, descobriu-se que substâncias ativas no suco de romã têm impacto na adesão e na migração de células cancerosas no câncer de próstata já em estado de metástase.

admin

Lanistar é lançado com o objetivo de se tornar uma empresa fintech ‘alternativa bancária’ de £ 1 bilhão

Previous article

Reality show musical “Próximo Número 1” teve disputa emocionante com presença de Gusttavo Lima

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

More in Saúde